Tema
II – O Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta
O
Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta apresenta-se como um modo
diferente de entender o ensino superior, colocando ao seu serviço as tecnologias
da informação e da comunicação – o fenómeno da rede. Focando a sua atenção numa
valorização da integração social e comunitária dos estudantes, carateriza-se
por um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem
O
Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta assume-se baseado em quatro
grandes linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da
flexibilidade, o primado da interação e o princípio da inclusão digital.
·
Aprendizagem centrada no estudante:
- Centrado no estudante, enquanto responsável ativamente pelo processo de construção do seu conhecimento, este modelo desenvolve-se em torno da designada comunidade de aprendizagem – planeamento de toda a ação tendo como objetivo a aquisição e desenvolvimento de competências individuais, fundamentadas num trabalho conjunto. Assiste-se ao desenvolvimento de um formador enquanto facilitador do processo de aprendizagem, responsável pela organização e estimulação da comunidade de aprendizagem;
- Cabe ao estudante, igualmente, a gestão do tempo para a realização das suas atividades, a monitorização das aprendizagens realizadas, a definição das metas de trabalho e a construção de comunidades de aprendizagem.
·
Primado da
flexibilidade:
- Estudante pode aprender onde, quando, independentemente das distâncias, em qualquer lugar, sem o constrangimento de um horário (Não Coincidência no Tempo/ Não Coincidência no Espaço);
- Processo de ensino-aprendizagem é contínuo – durante a formação em curso – participação dos estudantes e professores quando e onde querem sem que exija que se encontrem online ao mesmo tempo;
- Centra-se sobretudo nas tecnologias assíncronas - fórum de discussão: promovendo a reflexão e a partilha de conhecimento – pesquisa, estudo, aprofundamento dos temas e interação gerida pelo estudante.
·
Primado da
interação:
- Para além da tradicional interação estudante-conteúdo, estudante-professor, interação estudante-estudante (com a criação de grupos de discussão na turma virtual;
- Valor da interação escrita - desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica do estudante, ao mesmo tempo que partilha recursos, conhecimentos e atividades com os seus pares;
- Papel do formador: enviar mensagens coletivas para dinamizar a formação, modelar a interação e contribuir para a diminuição do isolamento dos estudantes.
·
Princípio da
inclusão digital:
- Inclusão digital dos adultos que pretendem frequentar uma formação numa instituição superior e não estejam familiarizados com o uso das tecnologias da informação e da comunicação – diminuição do fosso entre info-incluídos e info-excluídos digitais;
- Preparar os formandos para o trabalho em rede – promovendo a aquisição e o desenvolvimento da literacia digital;
- Sinergias entre diferentes entidades que permitam a operacionalização deste objetivo – centros de acesso virtual – rede de dinamizadores;
- Frequência da Universidade Aberta – fator de inclusão social, pela vertente da alfabetização digital – contributo para o desenvolvimento social.
Modelo
Pedagógico Virtual da Universidade Aberta aplicável a diferentes ciclos de
ensino:
- - 1º Ciclo de estudos superiores (50 participantes);
- - 2º Clico de estudos superiores;
- - Aprendizagem ao longo da vida (máximo 25 participantes, com sessão
inicial de ambientação on-line):
o Programas de
extensão cultural – têm como objetivo o aprofundamento de temas específicos ou a
aquisição de uma competência particular (organizado sob a forma de seminário:
discussões tematizadas, preparadas com questões orientadoras da discussão e
suportadas pela bibliografia de referência).
o Programas de
formação contínua – têm como objetivo o aprofundamento de conhecimentos ou o
desenvolvimento de competências de natureza profissional, dentro de um
determinado campo do saber (têm maior duração) – organizado numa vertente de
projeto ou de produto a desenvolver com os participantes.
§ Orientado por um
professor que pode ser coadjuvado por um tutor;
§ Modo assíncrono –
conjugação de uma aprendizagem independente e de uma aprendizagem colaborativa
– contrato de aprendizagem;
Este
modelo poderá, a curto, médio prazo, ser revisto, em função da pertinência de
acompanhamento da evolução das próprias tecnologias e das novas necessidades –
uma mudança que permitirá responder sempre melhor e com mais rigor às
exigências formativas no ensino a distância, cada vez mais global.
Bibliografia:
Pereira,
A., Mendes, A., Morgado, L., Amante, L., Bidarra, J. (2007) – Modelo Pedagógico
Virtual da Universidade Aberta: Para uma Universidade do Futuro, pp.10-41.
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