domingo, 30 de abril de 2017

Tema II - Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta

Tema II – O Modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta

O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta apresenta-se como um modo diferente de entender o ensino superior, colocando ao seu serviço as tecnologias da informação e da comunicação – o fenómeno da rede. Focando a sua atenção numa valorização da integração social e comunitária dos estudantes, carateriza-se por um acompanhamento personalizado da sua aprendizagem
O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta assume-se baseado em quatro grandes linhas de força: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interação e o princípio da inclusão digital.
·       Aprendizagem centrada no estudante:
  • Centrado no estudante, enquanto responsável ativamente pelo processo de construção do seu conhecimento, este modelo desenvolve-se em torno da designada comunidade de aprendizagem – planeamento de toda a ação tendo como objetivo a aquisição e desenvolvimento de competências individuais, fundamentadas num trabalho conjunto. Assiste-se ao desenvolvimento de um formador enquanto facilitador do processo de aprendizagem, responsável pela organização e estimulação da comunidade de aprendizagem;
  • Cabe ao estudante, igualmente, a gestão do tempo para a realização das suas atividades, a monitorização das aprendizagens realizadas, a definição das metas de trabalho e a construção de comunidades de aprendizagem.

·       Primado da flexibilidade:
  •        Estudante pode aprender onde, quando, independentemente das distâncias, em qualquer lugar, sem o constrangimento de um horário (Não Coincidência no Tempo/ Não Coincidência no Espaço);
  •     Processo de ensino-aprendizagem é contínuo – durante a formação em curso – participação dos estudantes e professores quando e onde querem sem que exija que se encontrem online ao mesmo tempo;
  •      Centra-se sobretudo nas tecnologias assíncronas - fórum de discussão: promovendo a reflexão e a partilha de conhecimento – pesquisa, estudo, aprofundamento dos temas e interação gerida pelo estudante.


·       Primado da interação:
  •      Para além da tradicional interação estudante-conteúdo, estudante-professor, interação estudante-estudante (com a criação de grupos de discussão na turma virtual;
  •      Valor da interação escrita - desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica do estudante, ao mesmo tempo que partilha recursos, conhecimentos e atividades com os seus pares;
  •       Papel do formador: enviar mensagens coletivas para dinamizar a formação, modelar a interação e contribuir para a diminuição do isolamento dos estudantes. 


·       Princípio da inclusão digital:
  • Inclusão digital dos adultos que pretendem frequentar uma formação numa instituição superior e não estejam familiarizados com o uso das tecnologias da informação e da comunicação – diminuição do fosso entre info-incluídos e info-excluídos digitais;
  • Preparar os formandos para o trabalho em rede – promovendo a aquisição e o desenvolvimento da literacia digital;
  • Sinergias entre diferentes entidades que permitam a operacionalização deste objetivo – centros de acesso virtual – rede de dinamizadores;
  • Frequência da Universidade Aberta – fator de inclusão social, pela vertente da alfabetização digital – contributo para o desenvolvimento social.


    Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta aplicável a diferentes ciclos de ensino:
-       - 1º Ciclo de estudos superiores (50 participantes);
-       - 2º Clico de estudos superiores;
-       - Aprendizagem ao longo da vida (máximo 25 participantes, com sessão inicial de ambientação on-line):
o  Programas de extensão cultural – têm como objetivo o aprofundamento de temas específicos ou a aquisição de uma competência particular (organizado sob a forma de seminário: discussões tematizadas, preparadas com questões orientadoras da discussão e suportadas pela bibliografia de referência).
o   Programas de formação contínua – têm como objetivo o aprofundamento de conhecimentos ou o desenvolvimento de competências de natureza profissional, dentro de um determinado campo do saber (têm maior duração) – organizado numa vertente de projeto ou de produto a desenvolver com os participantes.
§  Orientado por um professor que pode ser coadjuvado por um tutor;
§  Modo assíncrono – conjugação de uma aprendizagem independente e de uma aprendizagem colaborativa – contrato de aprendizagem;
Este modelo poderá, a curto, médio prazo, ser revisto, em função da pertinência de acompanhamento da evolução das próprias tecnologias e das novas necessidades – uma mudança que permitirá responder sempre melhor e com mais rigor às exigências formativas no ensino a distância, cada vez mais global.

Bibliografia:
Pereira, A., Mendes, A., Morgado, L., Amante, L., Bidarra, J. (2007) – Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta: Para uma Universidade do Futuro, pp.10-41.








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