quinta-feira, 30 de março de 2017

Tópico 1

Alguns conceitos:

OER - Recursos Educativos Abertos (acrónimo em inglês);
MOOC - massive open online courses – à partida não exige a inscrição do participante num grupo de formandos de uma instituição; são preparados para um numéro indeterminado de participantes e para o acesso livre via web; não tem custos de inscrição (gratuito); geralmente, não são atribuídos créditos aos participantes no final (não dão lugar à emissão de um certificado).
E-learning
“Modalidade de ensino e aprendizagem que pode representar o todo ou uma parte do modelo educativo em que se aplica, que explora os meios e dispositivos eletrónicos para facilitar o acesso, a evolução e a melhoria da qualidade da educação e formação” (Sangrà, Vlachopoulos, Cabrera, Bravo, 2011).

Educação a Distância e Educação a Distância Online – flexibilidade temporal e espacial nas aprendizagens, a autonomia e a mediação tecnológica;
Blended Learning ou simplesmente b-Learning (Hofmann, 2002) - hipotéticas limitações inerentes à transmissão de conteúdos e à relação pedagógica justificam que o e-Learning tenda a ser complementado com sessões presenciais;
Mobile Learning ou simplesmente m-Learning - crescente recurso a redes sem fio (Wireless) e a tecnologias móveis (Telemóveis, PDAs, computadores portáteis e terminais similares) no processo de aprendizagem;
Learning Objects ou LOs - os objectos de aprendizagem - um recurso digital (texto, imagem, som, vídeo, applet Java, filme flash, programa de simulação, entre outros recursos distribuídos por intermédio de plug-ins apropriados) que pode ser reutilizado para apoiar a aprendizagem - assumem-se como agentes catalizadores na forma de planear e produzir conteúdos para e-Learning, devido às suas potencialidades de reutilização e interoperabilidade;
LCMSs – Learning Content Management Systems) - Sistemas de Gestão de Conteúdos de Aprendizagem - têm como principal finalidade a gestão de conteúdos de aprendizagem, permitindo a sua concepção, armazenamento e reutilização em vários cursos;
LMSs – Learning Management Systems - Sistemas de Gestão de Aprendizagem - que têm como principal objectivo automatizar a componente administrativa da formação (controlar acesso aos conteúdos, gerir processos de inscrição e de avaliação, gestão das vistas e da comunicação);
SCORM (Sharable Content Object Resource Model) - conjunto de normas, especificações e orientações técnicas para o desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem, de forma a garantir a reutilização, interoperabilidade, durabilidade e acessibilidade;
IMS-LD (IMS Learning Design) - enquanto especificação que permite a planificação da aprendizagem e a concepção de recursos educativos adequados, independentemente da metodologia pedagógica adoptada, complementada com IMS-CP para distribuir o pacote de conteúdos e IMS-MD/IEEE-LOM para caracterizar os recursos educativos distribuídos;
Ideias chave:

Formação não pode basear-se na simples transmissão da informação, sendo necessário: potenciação de competências como o pensamento crítico, a gestão do conhecimento, o aprender a aprender, entre outras, assim como estratégias formativas baseadas em processos educativos inovadores que permitem o desenrolar de processos de aprendizagem eficazes;

- As tecnologias digitais são ferramentas ou recursos que permitem, para além de armazenamento e transporte de informação, novas formas de acesso ao conhecimento e de relacionamento entre conteúdos e actores no processo;

- Perspetiva do e-learning enquanto processo social que deve facilitar a colaboração, a interacção entre as pessoas e conteúdos, e que implica alterações ao nível dos diferentes agentes implicados no processo – organização, formadores e formandos; Diferentes modelos e metodologias a seguir tendo em conta os objectivos a alcançar. Por exemplo, “modelos mais factuais, onde a primazia vai para o e-reading, até aos cursos online onde o learning by doing atinge a sua plenitude” (Goulão);

- Aprender a aprender – metodologias motivadoras e flexíveis, que incluam diferentes recursos didácticos, conteúdos dinâmicos e interactivos, onde se diversifiquem os canais de comunicação e as formas de trabalhar e onde estes disponham de margem para escolherem os itinerários, actividades e formas que estejam mais de acordo com o seu estilo de aprendizagem - maior personalização do processo de ensino-aprendizagem;

Formador/Professor enquanto um gestor e organizador da informação e dos trabalhos em equipa;

"Novas" funções e responsabilidades do professor na era da sociedade digital (Goulão)
"Novas" Funções e Responsabilidades do Professor/Formador
Área Pedagógica
Animador, dinamizador, moderador, comunicador, líder e motivador
Área Social
Criador de ambientes positivos e amigáveis que fortaleçam as interacções e os trabalhos colaborativos.
Área Técnica
Conhecedor e manipulador das TIC
Área Organizativa
Planificador e Decisor da agenda, dos objectivos, das avaliações das matérias por que é responsável.

- TIC - são ferramentas que complementam e são um suporte real e básico ao sistema formativo. Através das suas características de virtualidade – supressão de barreiras do tempo e de espaço – de globalidade e de ubiquidade;

- A Rede – constitui o meio para promover a educação aberta sem constrangimentos de tempo, lugar ou acesso, numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e ao longo da vida, o que representa um desafio na aproximação entre os contextos de educação formal e informal, na perspetiva da convergência das práticas de experiência individual para os projetos colaborativos realizados nas comunidades de aprendizagem;

- Aprendizagem enquanto um processo sustentado pela rede relacional de ideias, conceções e representações baseia-se no processo social de construção da experiência de conhecimento na comunidade;


- A rede constitui um espaço aberto para o acesso à e-informação e ao desenvolvimento dos contextos de interação social e cognitiva no âmbito dos processos relacionais dos atores da comunidade de aprendizagem e conhecimento. Um espaço que, para além do acesso aberto aos conteúdos, se desenvolve a partir das interações sociais e cognitivas entre os membros da comunidade, através das quais estes elaboram as interpretações individuais e coletivas, e as cenarizações do conhecimento distribuído.

Conclui-se que:
  •  O ensino a distância é tão ou mais eficiente e eficaz que o ensino dito tradicional, desde que a metodologia e tecnologia sejam usadas de forma apropriada;
  •  O e-Learning exige alguma maturidade, autodisciplina e motivação (factores que só se adquirem com a idade), pelo que poderá ter melhores resultados na formação de adultos;
  • O modelo pedagógico desejável para o e-Learning assenta na abordagem construtivista, preconizando que a aprendizagem é um processo de índole social, e não apenas cognitivo e individual, através do qual o conhecimento é construído pelo formando aquando da interação da sua base de conhecimentos com as novas experiências de aprendizagem e com outros intervenientes no processo formativo (formador, outros formandos ou outras comunidades virtuais);
  • A educação aberta e em rede não só permite como encoraja o desenvolvimento de novos percursos e práticas de experiência colaborativa, andaimagem das aprendizagens e do conhecimento que se estendem, pela sua natureza relacional, para além do círculo de proximidade da sala de aula que tem vindo a ser replicado no espaço virtual no quadro das abordagens centradas na tecnologia e na transmissão da informação digital;
  • Learning Design é o caminho para o sucesso do e-Learning.

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